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Mega Man X MUGEN Brasil

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Mega Man X MUGEN Brasil » Como programar ou criar » Tutoriais sobre programação no M.U.G.E.N. » [Tutorial] Como Configurar M.U.G.E.N (Dificuldades em Configurar Seu M.U.G.E.N? Aprenda Aqui)
[Tutorial] Como Configurar M.U.G.E.N
NinguemDate: Sexta-feira, 14/Dez/2012, 5:56:48 PM | Message # 1
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Os jogos feitos com o M.U.G.E.N não incluem um utilitário ou programa para ajustar as configurações de vídeo e algumas vezes não funcionam direito ou não são compatíveis com o computador, monitor ou placa de vídeo utilizados. As principais configurações do jogo são feitas em um arquivo com extensão CFG localizado na pasta DATA do jogo.



Apesar da extensão CFG é um arquivo de texto simples, que pode ser editado no Bloco de Notas ou WordPad. Assim, clique duas vezes no arquivo mugen.CFG na pasta DATA (na maioria dos computadores a extensão CFG não está visível), se o Windows indicar que não pode abrir o arquivo, escolha a opção de Selecionar o programa em uma lista e escolha o WordPad ou o Bloco de notas - ou seu editor de textos preferido.


Como instalar o M.U.G.E.N


Basicamente Você So Baixar o Mugen e Extraia Ele, Não Necessita Instalação smile
Aqui eu Vo Disponibilizar 2 Download de M.U.G.E.N. Chamados: mugen 1.0 RC8 e winmugen

mugen 1.0 RC8 (Recente)


winmugen


Elecbyte.com

E Aqui um Tópico Sobre M.U.G.E.N Criado Por FXFreitas
M.U.G.E.N

Arquivo select.def: Adicionar Chars, Stages & som no M.U.G.E.N


Após baixar um char na net, jogue a pasta do char dentro da pasta "chars". Cenários na pasta "stages" e músicas na pasta "sound" que tem que ser criada no mesmo diretório do executável do mugen, onde estão as outras pastas "chars" e "stages".

Já colocados nas devidas pastas, abra o arquivo select.def dentro da pasta "data" e procure as linhas

;Insert your characters below. kfm, stages/kfm.def

Note que o kfm é a pasta do lutador padrão (não zipada) e o kfm.def é o cenário em que ele vai aparecer se ele for seu adversário no modo arcade. Note também que não tem um som específico para ele como adversário, então o mugen vai carregar a música que está especificada no arquivo do cenário (kfm.def), se ele tiver música.

Então é só copiar os nomes do char e do stage baixados numa nova linha:

;Insert your characters below. kfm, stages/kfm.def SF/Cyber_Akuma, stages/Mortal Kombat/dead-pool.def, music=sound/xmen.mp3, includestage=1, order=9

Para organizar, o Cyber Akuma tá dentro da pasta SF criada (que está dentro da pasta chars), assim como o cenário que está dentro de uma pasta Mortal Kombat criada dentro da pasta stages. Mesmo o cenário tendo música própria, ao enfrentar o Cyber Akuma a música de fundo vai ser a do xmen. Note que somente o nome/pasta do char e do stage são obrigatórios, o resto é opcional.

Se quiser um cenário aleatório para um char é só pôr "random" ao invés do stage:

kfm, random

ATENÇÃO:se o nome do arquivo .def do char não for exatamente o mesmo nome da pasta dele, tem que ser colocado "nomedapasta/nomedoarquivodef" (para chars zipados é obrigatório a pasta e .def. terem nomes idênticos). Ex.:

SF/Cyber_Akuma/cyberakuma.def, stages/Mortal Kombat/dead-pool.def, music=sound/xmen.mp3, includestage=1, order=9

ATENÇÃO 2:Somente os chars podem ser zipados. Os stages, músicas, etc. não...
Alguns chars zipados podem apresentar problemas em chars q tenham subpastas, em chars em q o arquivo .cns não tenha uma linha em branco na última linha e chars que tenham no arquivo .def uma linha com o nome de algum arquivo .txt incluído na pasta. Em todos os casos é possível fazer as mudanças necessárias.

Notei que diferente do winmugen alguns chars só estão abrindo colocando o nome da pasta e o nome do .def (mesmo com nomes iguais e deszipados). Ainda não sei pq tá assim, então é melhor colocar o nome da pasta e do .def em todos... (para pastas zipadas só se deve colocar o nome da pasta, o do .def não)

Para incluir um cenário para os modos versus e watch procure as linhas
[ExtraStages] ;Put extra stages here. They will be available in VS and Watch modes. ;For example, you can insert "stages/mybg.def". stages/beachrock/beachrock.def stages/stage0.def

... e adcione uma nova linha em baixo colocando "stages/nomedostage.def"

Nesse exemplo o cenário dead-pool, mesmo não estando na lista , vai aparecer nos modos vs e watch. Por quê? Porque foi incluído o código includestage=1 quando foi colocado o cenário pro Cyber Akuma. Isso evita perder tempo colocando uma nova linha no [ExtraStages]

A linha "arcade.maxmatches = 6,1,1,0,0,0,0,0,0,0" (a linha "team.maxmatches = 4,1,1,0,0,0,0,0,0,0" serve p/ modo team) serve p/ definir quantos chars você vai enfrentar no arcade mode até terminar, além de definir quantos de cada nível (order). O primeiro número equivale ã order=1 (no caso tem 6 lutas contra os lutadores de 1 ordem), o 2 número equivale ã order=2 (no caso 1 luta contra os lutadores de 2 ordem) e assim vai.

Lembra do order=9 que tá na linha do char Cyber Akuma? Significa que ele é um lutador de nível 9 (o penúltimo nível), e só aparece depois de você passar pelos 8 níveis.

Então se vc colocar a linha assim:

arcade.maxmatches = 2,1,1,1,1,1,1,1,1,1

significa que vc irá enfrentar 11 lutadores até terminar; dois de nível 1 (order=1) e + um de cada nível seguinte. Se vc tiver centenas chars, vai ser escolhido aleatoriamente um char do nível onde vc está (Se vc estiver no nível 9 e tiver + de um char como order=9 será escolhido aleatoriamente um deles)

Lembrando que você precisa adicionar o comando order=x (o x é um número entre 1 e 10) na linha do char. Se não colocar, o char vai ser de ordem 1 por padrão.

Configurando o mugen.cfg


Antes de editar o arquivo de configuração faça uma cópia de segurança do arquivo, copie-o para outra pasta e/ou mude seu nome. Caso alguma alteração não funcione e você não consiga reverter, apague o arquivo e comece novamente. As opções de vídeo do M.U.G.E.N estão localizadas abaixo da linha [Video Win] e as principais opções são essas: Width, Height, Depth, Stretch e DoubleRes.

Aqui tem muita coisa para "fuçar", mas vou colocar apenas as mais importantes.

------------------------------------------------
Desativar o debug: para tirar aqueles textos da tela, procure a linha

Debug = 1

e altere para 0.
------------------------------------------------
Width e Height

Width e Height ajustam a resolução de vídeo na tela e significam, respectivamente, largura e altura. Em geral, é melhor não alterar a configuração definida pelo criador do jogo, mas alguns monitores funcionam melhor em determinadas resoluções e pode ser interessante experimentar (principalmente em monitores maiores com resolução nativa mais alta).

Resolução de vídeo: procure as linhas

Width = 320
Height = 240


... e altere os valores. Se seu monitor tiver 800x600, coloque então 640x480, pois se quiser em tela cheia é só escolher a opção de full screen em outra área.
------------------------------------------------
FullScreen

Para tela cheia, procure a linha

FullScreen = 0
e altere para 1

------------------------------------------------
Depth e Stretch

Stretch, em português esticar, define se o M.U.G.E.N vai esticar as imagens do jogo para preencher a tela inteira (ou a resolução de janela definida anteriormente), essa configuração pode ser útil caso o jogo fique com um visual "esticado" demais, neste caso basta alterar a opção de 1 para 0, assim o jogo ficará centralizado na tela e manterá a proporção de tela.

Com Stretch - Stretch = 1
Superdownload Image

Sem Stretch - Stretch = 0
Superdownload Image

Stretch = 0

Altere o Stretch Para 1 Com Stretch ou Altere Para 0 Sem Stretch.
------------------------------------------------
Double Res

DoubleRes ou resolução duplicada é a configuração que determina o filtro usado no redimensionamento das imagens para a tela. São 4 opções, de 0 a 3, que podem ser explicadas melhor com imagens que palavras (clique nas imagens para vê-las completas):

0 - off

1 - diagonal edge detection

2 - bilinear filtering

3 - horizontal scanlines

DoubleRes = 0

Altere DoubleRes = 0 Sem Efeito|Altere Para 1 Com Detecção de borda diagonal|Altere Para 2 com Filtragem bilinear|Ou Altere Para 3 Com Linhas Pretas.
------------------------------------------------

Modificando o system.def


O sytem.def altera a parte visual/musical do mugen. É recomendável criar uma cópia antes de modificar qualquer coisa no caso de alterações desastrosas.

Para incluir músicas na abertura, tela de seleção e tela de versus: Procure as linhas (não estão uma logo embaixo da outra)

title.bgm =
select.bgm =
vs.bgm =


e coloque, respectivamente, as músicas da tela-título, da tela de seleção e da tela de versus. Funciona tanto mp3 quanto arquivos mid. Se estiverem na pasta "sound" fica por ex.:

title.bgm = sound/musicatitulo.mp3
select.bgm = sound/musicadoselect.mid
vs.bgm = sound/vs.mid


Para alterar os nomes das opções da tela título é só renomear os textos entre aspas das seguintes linhas

menu.itemname.arcade = "ARCADE"
menu.itemname.versus = "VS MODE"
menu.itemname.teamarcade = "TEAM ARCADE"
menu.itemname.teamversus = "TEAM VS"
menu.itemname.teamcoop = "TEAM CO-OP"
menu.itemname.survival = "SURVIVAL"
menu.itemname.survivalcoop = "SURVIVAL CO-OP"
menu.itemname.training = "TRAINING"
menu.itemname.watch = "WATCH"
menu.itemname.options = "OPTIONS"
menu.itemname.exit = "EXIT"


Para aumentar a quantidade de espaço para colocar personagens na tela de seleção tem que aumentar a quantidade de linhas e colunas de "quadradinhos" (ou cells). procure as linhas

rows = 2
columns = 5


Note que está com 2 linhas e 5 colunas, totalizando uma capacidade para 10 chars (2x5=10)

Quando se enche a tela de espaços de chars e precisa por mais chars, tem q diminuir o tamanho dos "quadradinhos" (ou cells). Procure a linha

cell.size = 27,27

e diminua os valores 27,27 para um valor melhor (esses valores são medidos em pixels).

Para mudar a posição das cells altere os valores da linha

pos = 90,170

Um pouco abaixo tem também umas linhas para se alterar o tamanho das fotos (ou portraits ou ainda avatars) dos chars mostradas nas telas de seleção e de vs, além de outras opções do tipo...

Os screenpacks já vem configurados automaticamente, então derrepente é mais fácil pegar um Screenpack já configurado do jeito q vc quer (desde que seja um Screenpack compatível com winmugen/linux)

Problemas de compatibilidades


O mugen inicialmente foi lançado apenas para dos, então muitos dos chars/stages para essas versões antigas em dos não funcionam no mugen linux/winmugen . Todos aqueles chars para winmugen funcionam perfeitamente no mugen linux (na verdade o winmugen é um hack do mugen linux, uma vez que a difunta elecbyte não chegou a lançar uma versão para windows a não ser as versões dos).

Isso não quer dizer que não existe solução para esses chars de dos .Mas é preciso convertê-los para os padrões do winmugen/linux.

Alguns chars e stages são bem simples de converter: basta abrir o arquivo .def deles e trocar as barras de para / (no caso de stages) e colocar aspas no nome da linha "name e "displayname". Ex.:

De:
name = SPINAL
displayname = SPINAL

Para:
name = "SPINAL"
displayname = "Spinal"

O "name" é por o nome que o criador do char colocou e o "displayname" é para o nome que você quiser que apareça na hora de jogar. Algumas versões antigas não tem a linha "displayname, o que não impede de vc criá-la

Fazendo apenas essas mudanças já vai ter uns chars que vão passar a funcionar; mas a grande maioria tem que fazer mais algumas coisas em outros arquivos como o .air e o .cns além do .sff no caso de cores alteradas.

Para esses casos tem programas q fazem as conversões automaticamente para facilitar, mas como são programas executáveis windows, só mesmo usando o windows para converter.

Fonte:Aprenda a Configurar Vários Jogos que Usam Sistema Mugen




Message edited by Ninguem - Sábado, 15/Dez/2012, 6:04:21 PM
 
FXFreitasDate: Sexta-feira, 14/Dez/2012, 7:07:55 PM | Message # 2
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Parabéns, bem esplicado, este mesmo tuto se encontra no próprio mugen, mas todo em ingles, vc não só tradiziu ocmo esplicou o que significava tudo, se puder (ou se quiser) seria muito bom ter umas imagens.

Tá mesmo muito bom!


 
NinguemDate: Sexta-feira, 14/Dez/2012, 10:27:16 PM | Message # 3
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Claro que Sim vo Fazer umas Imagens, Obrigado.

 
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